Nos tempos de hoje é difícil pensarmos em um dia em que não abrimos o WhatsApp, principalmente nos dias de trabalho. Ele se tornou parte da rotina diária das pessoas de todo o mundo. Um estudo mostrou que 98% dos brasileiros utilizam ele diariamente (fico feliz de pertencer aos 2%). Devido a essa incrível popularidade ele é um canal tão poderoso para vendas. Por isso, nesse artigo vou te ensinar como vender pelo WhatsApp. Vamos lá?
Para vender pelo WhatsApp é preciso compreender o impacto dessa ferramenta no mercado
Estamos falando de um aplicativo com mais de 2 bilhões de usuários no mundo inteiro, disponível em mais de 180 países com suporte para 60 idiomas diferentes e só no Brasil ele é utilizado por mais de 120 milhões de pessoas. É, sem dúvidas, o aplicativo mais popular do planeta. Aliás, ele assumiu essa posição no ano passado, quando finalmente superou o Facebook.
Para nossa alegria (usuários comuns) não tem previsão de ser habilitado anúncios e propagandas nessa ferramenta. Essa missão fica com outras plataformas mais voltadas para feeds sociais. O que nos dá uma visão e missão clara, que para vender pelo WhatsApp, precisamos trabalhar com um processo humanizado, tanto para vendas quanto para atendimento.
Agora falando do mercado de empresas o WhatsApp Business já possui mais de 5 milhões de usuários! Segundo o Sebrae ele já é utilizado por 72% dos empreendedores brasileiros que possuem lojas e empresas de pequeno porte. Imagina se contasse com o restante? 👀
Então partindo do preceito de que você já tem o WhatsApp Business instalado, se não tem instale. Não cometa o erro de misturar seus dados pessoais com os comerciais, e principalmente deixar de desfrutar dos recursos projetados exclusivamente para empresas.
Personalização: Sua Marca em evidência e devidamente posicionada
Como qualquer canal, é fundamental ter o toque visual da marca em evidência. Embora os recursos do WhatsApp Business sejam ‘poucos’ para este fim, confira como você pode personalizar:
- Coloque sua foto de perfil com um emblema da marca ou uniformizado – Lembre-se pessoas se relacionam com pessoas.
- Defina bem o propósito da sua empresa no Status do WhatsApp. Simples e objetivo.
- Utilize a aba de catálogo para colocar cards personalizados dos seus serviços
- Defina seu horário de trabalho e seja rígido com isso. Mais a frente eu detalho o motivo.
- Defina um dispositivo e um chip exclusivo para este fim
- Ao definir o porte da sua equipe você poderá usar ou o WhatsApp Web para conectar em até 4 dispositivos ou configurar o número em uma plataforma de WhatsApp Omnichannel (múltiplos usuários e recursos de automação)
- Adquira figurinhas personalizadas da sua marca, além de deixar o tom da conversa mais divertida, abre mais oportunidades de identificação com seu cliente.
Aproveitando esse momento, recomendo os serviços de personalização visual para empresas da Buzzei Comunicação. Eles são feras, inclusive cuidam de toda a comunicação visual na UX4YOU.
Precisa ter todos os itens personalizados? Não, mas é algo que você vai investindo aos poucos.
Como vender pelo WhatsApp: Estrutura Digital e Direta
Vendas diretas, é uma das práticas mais usadas, antes mesmo da era do marketing digital. O processo basicamente consiste em gerar um script de vendas para abordagem, enviar através de listas de transmissão e focar nos usuários que retornam sua prospecção. A partir dali você mostra seu talento e habilidades de vendas. Falamos mais sobre isso no conteúdo Técnicas de Venda Direta para usar nas plataformas digitais.
Um alerta importante: evite ser considerado SPAM
Se você utilizar o WhatsApp unicamente para vender, e não incluir nenhum acompanhamento, envio de material relevante, utilizá-lo para um atendimento consultivo, você provavelmente será considerado spam.
Isso porque o spam é justamente o ato de “afogar” uma pessoa em mensagens totalmente comerciais.
Caso isso aconteça, o contato irá bloquear sua conta e você não poderá mais se comunicar por ele através do canal.
Estrutura Digital para vender pelo WhatsApp
Embora este aplicativo seja uma ótima ferramenta, existem etapas na jornada do cliente, inclusive do Funil de Vendas, que precisam de mais recursos digitais e ambientes apropriados. Isso amplia suas chances de conversão e não deixa leads abandonados, apenas por não converterem em sua tentativa de abordagem direta.
Mesmo que você esteja iniciado seu negócio recentemente, ou planeje abrir um, para vender na internet e pelo WhatsApp você precisa de posicionamento digital. Ter um site prático e funcional é um recurso valioso para atingir seus objetivos. Afinal, ele é a referência que sua empresa é uma empresa séria, real e com todo o suporte de atendimento necessário. Sabemos que é comum na internet os “golpes”, antes era só por SMS, agora o WhatsApp é a bola da vez, então conquistar a confiança é complicado. Mas que é rapidamente resolvido quando você tem uma boa referência de quem é sua empresa e uma apresentação mais ampla de suas soluções.
Outro detalhe importante é estar presente nas redes sociais, ter boas avaliações no Google, páginas de vendas específicas para cada solução. E se for o caso da sua solução ser vendida por meio digital, também é um diferencial a ser aplicado, definindo bem sua plataforma de pagamento. O próprio WhatsApp hoje oferece o WhatsApp PAY, integrado com sua conta do Facebook, facilitando a cobrança e recebimento através do WhatsApp.
WhatsApp + ações de atração
Existem momentos que precisamos fazer ações de abordagem visando atingir o maior número possível de pessoas. Juntamente com uma proposta que chame a atenção do usuário. Por exemplo, você vai divulgar um serviço de PetShop, onde sua empresa oferece o sistema leva e traz, para os moradores do bairro. O caminho mais recomendado é que você planeje um script com gatilhos mentais de novidade, urgência, autoridade entre outros, que façam jus em conquistar o usuário e ele querer saber mais.
Agora, você vai direcioná-lo para uma página de conversão, apresentar um micro vídeo, enviar um material demonstrativo. Onde ele vai apreciar as condições e detalhes da sua oferta e ali tomar sua decisão e será redirecionado para uma próxima etapa/ação.
E fica a dica: ao contrário do que muitos tendem a realizar, dê espaço para o usuário se manifestar. Quem aqui não recebeu aquela abordagem com uma onda de informação, que seus olhos não conseguem ler mais do que 3 linhas da mensagem e imediatamente pula direto pro final, isso quando não desconsidera a mensagem?
O importante é entender, que nesse caso, a venda pelo whatsapp não acontece de imediato, mas que abrirá a porta para o seu processo de comercial.
WhatsApp + ações de conversão
Depois que o usuário viu o seu material de vendas, ele pode retornar para sua conversa perguntando informações para fechamento da venda. Assim como, você pode contatá-lo após ele ter consumido esse material por outro fluxo. Isso chamamos de pre-venda ou prospecção ativa.
Exemplo: Olá Fulano! Sou Ericson Cardoso, estrategista digital pela UX e vi que você baixou nosso guia de como construir uma máquina de atração de clientes pela internet. Ficou alguma dúvida? Inclusive aproveito para te entregar um bônus especial que é uma consultoria digital grátis onde você simula como dar os primeiros passos no seu negócio. Basta me informar qual dia dessa semana você tem 30min para essa reunião virtual.
Estratégias beiram ao infinito, devido às variações de modelo de negócio, soluções e público. Isso depende da sua criatividade e maturidade de vendas para modelar essa etapa do seu Funil de Vendas.
Plano comercial para WhatsApp
Até aqui, você já teve uma visão clara do poder dessa ferramenta, viu como configurá-la para favorecer sua marca, em seguida falamos de estratégias de atração e conversão por meio de estrutura digital. Agora é hora de definir o plano comercial dessa poderosa ferramenta de vendas.
- Defina uma rotina de status
- Eles, duram 24h. Então seja criativo e alterne em versões diferentes e suba um novo status a cada dia. Ele fica visível para todos que tem seu número salvo em sua lista de contato.
- Crie listas de transmissão
- Com elas você poderá alcançar muitas pessoas, sem perder o diferencial da individualidade. E com uma programação periódica, você sempre pode abordar um contato sem perturbar a tranquilidade dele. Tenho certeza que você recebe ações assim de redes de alimentos da sua região.
- Participação em grupos
- Ao participar de grupos que interagem com seu público, ou trocam informações do seu cotidiano, fica mais fácil das pessoas conhecerem você, seu serviço e add seu número. E assim aumentar o número de visualizações no seu Status.
- Planeje seus scripts
- Não só para a venda, mas para cada etapa da jornada do seu cliente. Inclusive construa passo a passos e outras táticas para aprimorar sua experiência como usuário. Assim, você terá a abordagem certa, no momento certo.
- Equipe ou responsável
- Quem lida com esses processos, deve estar bem alinhado com os planos comerciais e soluções da empresa. Pronto para direcionar o usuário para outros departamentos e canais.
- Invista no Pós-venda
- Além de fortalecer o relacionamento com o cliente, você melhora a reputação do seu número nos algoritmos de SPAM do WhatsApp. E sempre se mostre disponível para ajudá-lo. Inclusive com a ajuda de um bom CRM, você pode saber o momento certo para dar aquela passada e convidá-lo para uma nova ação.
- Relacionamento
- Após a venda, você já tem o contato daquele cliente. Não perca a oportunidade de levá-lo a suas ações de marketing, como receber os materiais do seu blog, site e redes sociais. Inclusive, participar do Grupo de WhatsApp específico da sua empresa.
- Respeite seu horário de atendimento
- Em especial se você for uma empresa de serviços, o cliente vai aprender a respeitar os horários de atendimento da sua empresa e seus funcionários. Então configure bem as respostas automáticas pós expediente, sem dúvidas, elas deixarão seu cliente ou interessado, nutrido para seu retorno.
- Adicione seu número em outras plataformas
- Aplique um botão fixo no seu site, loja ou páginas de vendas. Também em seus perfis de redes sociais. Inclusive aproveite essa mega integração entre Facebook, Instagram e TickTock.
Definição de Métricas para WhatsApp
Uma das vantagens de fazer vendas pelo Wpp é que ele oferece métricas relevantes para ajudar em sua avaliação de resultados. Um bom exemplo desses indicadores são: número de mensagens entregues, quantidade de mensagens abertas e volume de mensagens lidas.
Além de conseguir fazer uma relação entre o número de mensagens e a conversão. Ou seja, depois de quantas mensagens seu lead converte em uma venda?
Conclusão
Vender pelo WhatsApp é simples, devido ao número de informações nesse material pode parecer complicado, mas não é. Sua equipe de vendas logo pega o ritmo e você percebe nitidamente o crescimento dos seus resultados.
Por fim, quero reforçar a importância da sua empatia no relacionamento para ter sucesso em vendas pelo Wpp. Seja presente, mas não irritante, não bombardeie seus contatos de forma insistente, respeite seu tempo de reação, permita que a conversa flua deixando ele falar rsrsrs. Parece bobagem, mas é uma coisa que mais me assusta quando vejo os hábitos e comportamentos de alguns clientes quando estou dando a consultoria de marketing.
Vender pelo WhatsApp é uma das bases gostosas para trabalhar, só não supera o prazer da venda presencial. Quem é apaixonado por vendas entende do que estou falando. Ainda sim, mesmo sendo uma venda digital ele permite através de áudios (curtos), micro-vídeos e vídeo chamadas você tornar esse momento de venda mais humano, fraterno e confiante!
E agora, sua empresa está preparada para vender pelo WhatsApp?
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Quando usado com atenção, cautela e eficácia, o WhatsApp pode se tornar um grande aliado para o seu negócio.
Espero que este artigo tenha sido bastante útil para ajudar você a aproveitar as oportunidades abertas por um dos apps mais famosos dos últimos tempos.
Forte abraço!