Datas comemorativas como o dia dos namorados são as queridinhas do mercado. Afinal temos diversos insentivos para presentear quem amamos e investir em experiências marcantes, não é mesmo?
Mas tem um porém, é muito chato quando você tenta fazer uma ação e ela não gera bons resultados não é mesmo? O que fazer? Onde publicar? Quanto investir?
De acordo com o Sebrae, essa data deixa o comércio a todo vapor e, historicamente, perfumes, joias, calçados, livros e aparelhos celulares são os itens mais procurados como presentes. Restaurantes, bares, floriculturas, sex shops, hotéis e motéis também sentem aumento na procura.
E veja, na internet existem inúmeras dicas de marketing e vendas para empresas de comércio, e sinceramente, quase nada para empresas de serviços. Afinal de contas serviços não é algo de prateleira e com custos fixos e customizáveis. E já adianto, nem cogitamos incentivar você a dar descontos.
Respostas para essas perguntas e mais 5 dicas de como atrair pacientes para sua clínica e aumentar suas vendas, você verá neste artigo. Boa leitura!
O que fazer no dia dos namorados para atrair mais clientes?
Partindo do princípio que empresas de serviços se beneficiam mais quando promovem os benefícios, vantagens e experiências que suas soluções proporcionam. Selecionamos as estratégias que mais converteram em resultados nos projetos aqui da agência UX4YOU.
Antes, vamos a um importante embasamento de visão de mercado para acertarmos na veia do público-alvo.
No dia dos namorados temos que pensar em quem vai contratar seu serviço. Será para ele ou para alguém especial? Afinal, temos duas linhas de comunicação distintas. Fica alguns pontos para não perder de vista.
- Antecedência, não deixe pra fazer nada de última hora. Ao menos com 15 dias de antecedência.
- Verba, separe um valor para destinar a este investimento e tenha em meta o mínimo víavel que você espera ter de retorno.
- Conheça bem o seu público
- Abra a mente para novas ideias.
E falando de comunicação, muitos associam publicação nas redes sociais como uma estratégia de marketing. Não é.
As redes sociais são apenas mídias para veicular uma informação. E elas cobram (ADS) para apresentar seu conteúdo para mais pessoas, em especial, públicos específicos. Então, só uma publicação no seu feed ou story não será o suficiente para você causar o impacto que deseja.
Quando ouço empreendedores falando “vamos fazer uma coisa diferente nesse dia dos namorados? Tem muitas oportunidades!”. Eu só observo o que eles fazem na sequência. Gravam um vídeo ou publicam uma arte com chamadas como essas:
Faça seu [PROCEDIMENTO] e presenteie o seu amor com outro!
Veja, não se trata de certo ou errado. Mas te pergunto, se você ver uma chamada dessa vai te brilhar os olhos? 🤔 Se for traduzir isso na mente do consumidor, que não é bobo seria algo como. “Contrate o meu serviço e pague para quem você ama também. Seja gentil e pague essa conta sozinho. 😊“. Isso ainda quando não metem um desconto de 50% em cima do serviço, seu fluxo de caixa deve até ficar com azia hehehe.
Existe um livro que super recomendo que é Como convencer alguém em 90 segundos. Ele é incrível, e enfatiza o fato da 1ª impressão é a que fica, e ainda te coloca em um cenário, você está dentro de um elevador com a pessoa que deseja convencer a fazer uma ação. A questão é você só tem 90seg até chegar no andar da pessoa. Você conseguiria atingir seu objetivo?
No mundo dos negócios vivemos essa adrenalina do elevador o tempo todo. Com tantas chamadas que a pessoa vê por aí, você acha que ela tem a obrigação de refletir sobre a sua proposta, considerar que você é uma empresa top, comprometida e focada em entregar algo de qualidade? Que diferente dos seus concorrentes que cobram mais barato, com você ela teria mais segurança do investimento?
Deixo essa reflexão com você. Mas sem mais delongas. Sua promoção precisa ser cativante, sedutora e diferenciada. Como fazer isso em um mundo cheio de cópias e com tamanha diversidade de promoção?
É mais simples do que você imagina, e acredite existem fatores que vão além do seu espaço e serviços. Antes, vamos ter uma afinidade maior com o público-alvo? Quais os maiores desafios, dores e anseios dos apaixonados neste dia? Vamos viajar em umas ideias aqui, vou me segurar para não extender muito este artigo 😁.
- Solteiros que querem marcar presença – geralmente estão super dispostos a investir em sí mesmo
- Enrolados que estão à um passo para pedir a pessoa em namoro
- Namorados que estão passando por diversos problemas e só precisam de um momento para eles
- Casais que querem marcar aquele dia com algum diferencial
Bom, ideias e contextos, com certeza, não faltam. A questão é você alinhar o cenário o mais próximo possível com seu público.
Veja algumas dicas valiosas:
1 – Use seu network
Como você é um negócio local, está rodeado de outros estabelecimentos que podem formar um par perfeito com sua solução. Ambos ganham e o melhor seu cliente sai mais feliz.
Pensando nos cenários que selecionamos agora pouco, vamos montar uma estratégia alinhada ao seu network!
Vamos escolher esse cenário Casais que querem marcar aquele dia com algum diferencial. E vamos considerar que você é uma clínica odontológica. Você fecha parceria com uma gráfica e um fotógrafo.
O tema da campanha será:
Eternamente namorados.
Aqui na [SUA EMPRESA] preparamos um presente especial para os casais celebrarem o dia os namorados.
Pacote: sorriso marcante + álbum com sessão de fotos no estúdio Blá blá blá. Receba em sua casa em até 24hs!
Pacote sorriso marcante? O que é isso, como fucniona? Um album de fotos com meu amor?
Claro, tem que definir, preços, condições. Mas convenhamos, não é uma proposta que agrega muito mais valor? A questão é, como viabilizar isso? E claro, não perder a chance de arrasar em mais uma ísca de branding ou vendas na ação de entrega do presente.
Sua marca, no coração e memória dos seus clientes! Ao se deparar com uma condição dessa, você acha que para o consumidor o maior diferencial estará no preço do [procedimento]?
É aquela história, quando você gosta da roupa você nem olha o preço.
Mas não se limite a essa ideia que abordamos. Existem inúmeras possibilidades, e na verdade até mais simples. A questão é o valor agregado que sua promoção vai oferecer.
2 – Invista na mídia certa
Ok, você tem a ideia da campanha, sabe o que vai oferecer. Agora o desafio é alcançar o máximo possível de pessoas! Qual mídia escolher? Site, Blog, Facebook, Instagram, Google, WhatsApp, Panfletos impressos locais, locutores na frente da sua clínica com a caixa de som, Rádio, TV?
Lembre-se, não existe nada de errado, o que importa é se funciona e alcança as pessoas de forma eficiente. Enfim, converte ou não converte. Não estou puxando sardinha para o universo que trabalho, mas é muito mais assertivo investir nas mídias digitais neste caso do que nos demais. Tudo depende da sua capacidade de investimento vs expectativa de resultados.
Eu sempre dou preferência para aquilo que posso mensurar de forma simples e prática.
3 – Antecipação, Deus ajuda quem cedo…
Você já conhece esse famoso dito. E não é a toa. Quando você se antecipa, tem mais tempo para planejar e preparar todos os detalhes. Inclusive caprichar nos amteriais de apresentação da sua promoção. Antes e depois, cases de sucesso, planos diferenciados, estratégias de inbound marketing. Até pensar em combinar a divulgação com influenciadores locais.
Mas se você deixa pra fazer tudo no final do segundo tempo, com certeza vai sair algo mais simples e com poucas chances de bons resultados.
E falando em antecipação, não podemos esquecer de duas etapas da sua campanha. Enquanto ela está rodando, já tenha na manga um conjunto de cases, e facilite o compartilhamento daqueles que já está realizando. E só para reforçar, quando me refiro já te rum conjunto de cases, é algo como ter dois exemplos aplicados dessa ação. Presenteie seus um ou dois funcionários ou amigos que você goste. Eles ficarão felizes em fazer parte da sua história.
Inclusive durante o período da promoção, publique os depoimentos, incentive marcarem sua empresa, e poste vídeos e comentários agradecendo sobre essa experiência. Com certeza vai ajudar a aumentar a viralização da informação e o engajamento em suas páginas.
E não se esqueça do pós promoção. Como foi? Quais os resultados. Se o seu caso foi com parceiros, reforce a participação deles.
4 – Reforce sua marca
Lembra? A primeira impressão é a que fica. Quando promover sua campanha, todo o material deve estar em sinergia com a comunicação e proposta de valor.
Imagine ou lembre, você viu um anúncio incrível no Instagram e clicou em saber mais. Aí foi redirecionado para uma página com uma comunicação muito mais fraca. Aí você chama no WhatsApp e o atendente demora para responder, e quando responde te trata como se não fosse importante, pois a oferta dele está em alta procura.
Este cenário é muito comum, mas não é normal, como diz o saudoso Paulo Vieira.
Por isso essa dica é tão valiosa, invista bem em pessoas. Seu time de atendimento, sua equipe que terá o contato com seu cliente naquela campanha. Todos tem que falar uma só voz. E não só você e sua equipe de marketing.
A experiência, a sensação que sua marca produz ao se conectar com as pessoas, são poderosas. Elas literalmente, ficam marcas. Seja de forma positiva ou negativa, e mudar essa opnião não é nada fácil, muito menos simples.
E falando no poder da experiência do usuário, se produzir algo físico no processo, não deixe de adicionar sua marca de forma singela. Em especial, se o tipo de entrega tiver a missão de ser compartilhado.
Recentemente, eu e minha esposa tivemos uma experiência incrível com uma dentista pediatra. Levamos nosso filho, já com aquele receio do drmaa que seria quando ele sentasse naquela cadeira. Ficamos pasmos com a sutileza e atenção aos detalhes que aquela clínica pensou para aquele público. O atendimento com foco de conquistar a confiança da criança começava desde o atendimento. E a brincadeira continuava até a chegada no consultório. E no final, a criança ainda levava um kit de higiene que ela levaria para casa e convidaria outros amiguinhos para brincarem.
Você tem dúvida, que parte do material tinha todos os detalhes de contato daquela clínica?
A oportunidade está aí, basta estar preparado para abraçá-la. Ninguém quer o bolo inteiro do mercado, querem apenas uma fatia considerável 🤭. Não estou falando que precisa limitar sua campanha a um nicho, mas quando você tem um foco, tem mais tato com os detalhes daquele público. Aí, a sua criatividade empreendedora é o limite.
5 – Não gaste energia em vão
Essa parte é delicada, e conto muito com seu bom senso. Mas é algo que tenho que dizer. Se for pra fazer algo de qualquer jeito, não faça. Se não tiver condições de investir tempo e dinheiro também não faça.
Do contrário, isso leva a você ver aquelas propagandas forçadas no mercado. “Mês dos namorados, ganhe até 30% de desconto no seu tratamento”.
Ações assim, podem ter um efeito reverso. Primeiro nos demais tipos de clientes que estão fora dessa promoção. Segundo que você ensina ao mercado local, que sua marca está disposta a reduzir o preço do tratamento e serviços quando lhe for conveniente. E quando não será? Aí já viu, começa aquele cliente que sempre pede descontos.
No fomento da venda, muitos cedem a essa pressão, sem pensar na saúde financeira da empresa. E nem na reputação da marca.
Mas calma, não fazer nada para o dia dos namorados, não significa que você vai deixar de promover a sua marca. Lembre-se você entrega soluções, conveniências, e o mais gostoso, experiências.
As pessoas sabem se decidir por sí. Se você reforça sua campanha local, e alcança o seu público-alvo, basta mostrar a ele que você está disponível.
Nesses períodos todos os interessados em surpreender alguém ou a sí mesmo, estão atentos as oportunidades, as vezes, apenas se esquecem de procurar. E assim, navegando pela internet ele se depara com sua proposta de valor. E desperta o gatilho, e ele cai no seu tradicional funil de vendas.
Você vai vender da mesma forma, só que sem gastar energia em vão, com coisas que, naquele momento, você não estava preparado para investir.
Basta ter seu posicionamento digital funcionando. Seu site, redes sociais e como plus, um funil de vendas em fluxo constante.
Veja, todas as dicas que dei aqui, são táticas simples, inclusive o seu maior investimento será de tempo. O fator financeiro vai acompanhar o porte da sua estratégia de produção e alcance.
Dicas extras
Veja, agora você tem um conjunto de ideias do que fazer para vender mais no dia dos namorados. Mas se assim como eu, gosta de conhecer mais a fundo, em especial, sabendo o que não fazer, recomendo a leitura do artigo O bom e velho marketing para empresas de serviços.
Vender serviços é um enorme desafio. E acredite, vende mais não é quem tem o menor preço, nem quem entrega o melhor serviço. É quem se comunica melhor, ou seja, quem tem o marketing mais poderoso.
Seja o seu marketing odontológico ou marketing para empresas de serviços de beleza e estética, faça um investimento consciente e de preferência o mais simples e natural possível. Principalmente com uma das melhores vantagens do marketing digital que é seu custo super reduzido comparado ao tradicional.
Eaí está preparado para colocar em prática suas estratégias? Se precisar de ajuda, nos chame no whatsapp e fale com nossos especialistas. Vamos dar vida a suas idéias!
Forte abraço!